Arte Brasileira – da Pré-História à Contemporânea – História da Arte

A Arte Brasileira surgiu da miscigenação de muitos estilos. Foi estabelecida a partir da mistura de influências de outras sociedades, que ajudaram na construção de nossa cultura.

Entende-se portanto, que engloba o coletivo de todas as formas de expressão artísticas concebidas no seio do povo do Brasil, desde seu descobrimento até os tempos de hoje.

Muitos períodos e fases estão contidos dentro deste amplo conjunto. Sendo assim podemos considerar aqui cada etapa vivida e suas principais características.

Arte Brasileira na Pré-História

arte-brasileira-pre-historia

As primeiras manifestações artísticas contempladas pela fase pré-histórica brasileira, englobam pinturas rupestres encontradas no Piauí, na Serra da Capivara; Na Paraíba, em Pedra Pintada; e em Minas Gerais, nas cavernas do Vale de Peruaçu e em Lagoa Santa.

Como parte do patrimônio pré-histórico brasileiro há também artefatos como vasilhames, espátulas, agulhas, pontas, contas de colar, pingentes, etc. Observa-se nestes, a predominância de materiais como argila, pedra, chifres, ossos, usados na confecção.

Um ponto que se ressalta na observação destes vestígios é a variação de formas geométricas e o cuidado perfeccionista revelado através dos detalhes.  Nota-se a preocupação estética, pelo capricho empregado nas superfícies dos materiais e nos retoques.

Arte Brasileira Indígena

arte-brasileira-indigena

Como representação da expressão artística dos índios brasileiros pode-se apontar sofisticados artefatos de cerâmica e estatuetas de terracota, vestígios da cultura amazônica. Também se apresentam cerâmicas da Bahia e do Maranhão, mais simples do que as amazonenses, confeccionadas já na era cristã.

Destaca-se também o costume indígena que englobava a pintura do corpo e a arte plumária. Utilizavam como matéria – prima penas e pigmentos para confecção de adornos diversos.  Outro ponto relevante foi a confecção de objetos utilitários e decorativos.

Arte Brasileira no Período Colonial

arte-brasileira-colonial

Arte de Agostinho de Jesus

 

O Brasil colonial assistiu ao estabelecimento do Barroco, que foi o mais importante movimento artístico da época.  Predominou a arte sacra, principalmente por incentivo dos Jesuítas.

O estilo Barroco, foi na verdade, grande contribuição dos missionários católicos que o introduziram. Ficou marcado pela presença de artistas como Agostinho de Jesus, Agostinho da Piedade e Aleijadinho. Na literatura ressalta-se a participação de Padre Antônio Vieira e Gregório de Matos.

Neste mesmo período, a arte brasileira também foi influenciada pelos holandeses, especialmente na região de Pernambuco.

Outra influência marcante foi a exercida pelos negros africanos que desembarcavam no Brasil, como escravos. Trouxeram seus costumes na forma de danças, músicas e comidas típicas.

Arte Brasileira no Século XX – Modernismo

arte-brasileira-contemporanea-Anita-Malfatti

Anita Malfatti

No começo do século XX uma manifestação de grande relevância destaca-se. Trata-se da Semana de Arte Moderna, que deu início ao Modernismo. Realizada em São Paulo no ano de 1922, deu impulso principalmente às artes plásticas e literatura. Sobressaíram-se Anita Malfatti, Portinari e Tarsila Amaral.

A semana de Arte Moderna impactou as décadas que se seguiram. Seus efeitos se fizeram sentir nas artes visuais, na arquitetura e também nos movimentos surgidos posteriormente.

A Riqueza da Arte Brasileira

O Brasil foi privilegiado pela influência de diversos povos. Devido a isto o aspecto artístico foi positivamente afetado. A miscigenação de tantas culturas e saberes deixou na Arte Brasileira marcas impressionantes.  O resultado é uma multiplicidade de expressões artísticas que se revelam através das diferentes atividades do povo brasileiro. Para exemplificar podemos destacar:

Artes Cênicas – Destaca-se o teatro que iniciou por influência dos Jesuítas. Segundo historiadores, o Padre José de Anchieta utilizava a arte teatral para cativar os índios e catequizá-los.

Artes visuais – Se fizeram evidentes através de esculturas.

Artesanato-  Pode-se ressaltar os trabalhos manuais como:  o bordado, tapeçaria, trançados de palha, bambu, cipó e carnaúba, confecções com madeira, barro, sementes e outros materiais.

Danças- A dança também é uma arte. Foram influenciadas pela mistura cultural originada pela miscigenação dos vários povos. O Brasil possui neste quesito a presença de marcas que definiram estilos diversos como:  o samba, Maxixe, Xaxado, Gafieira, Frevo, Axé, Fandango, Forró, Baião.

A Arte Brasileira se deixa conhecer através de aspectos artísticos de natureza diversa. É a expressão maior do povo.

Leia também: BARROCO BRASILEIRO