A Arte Contemporânea está aqui revelada em sua essência. Saiba mais sobre ela. Veja quais os movimentos. E quem são os principais artistas contemporâneos.
A Arte Contemporânea não pode ser definida por um simples e único conceito. Para entender o que significa é preciso observar que nasceu de diversos movimentos e de variadas formas de expressão e de muitas manifestações.
Para compreender podemos nos remeter ao começo de tudo. Neste caso, acompanhemos a história desta arte desde seu surgimento.

Aluisio Carvão – Claroverde
Como surgiu a Arte Contemporânea
Após a Segunda Guerra a humanidade precisava tomar novos rumos e isto ocorreu também no mundo da arte. Foi então que apareceram novos movimentos e novas manifestações artísticas surgiram.
Vanguardas, estilos diferenciados e técnicas inovadoras deram origem a uma nova maneira de representação artística. Era a Arte contemporânea que nascia. Substituiu a arte moderna e inovou completamente os conceitos existentes.
A partir destes movimentos e vanguardas os estilos artísticos se libertaram dos padrões religiosos e políticos e iniciaram livres e espontâneas formas de expressão. O termo vanguarda passou a ser relacionado à esta nova arte. E ele simboliza tudo que há de avançado, atual, original.
Conceito
Desta forma podemos conceituar Arte contemporânea como o conjunto de diferentes movimentos, estilos, vanguardas e técnicas que surgiram no pós-guerra. Nada mais é do que o ajuntamento de variadas artes. Possui, portanto, uma imensa variedade de tipos e de estilos. Podemos citar como contemporâneas, por exemplo, tanto o gótico americano, quanto obras abstratas em preto e branco. Muitas características identificam esta arte pós-moderna.
Outro exemplo está no tipo de material usado nas pinturas. Qualquer tipo de material podia ser considerado válido para isto, e não somente o óleo sobre tela. Isto mostra o caráter performático e inovador desta arte contemporânea.

Gótico americano, 1930. Grant Wood
Arte Contemporânea: Características
- Busca a originalidade e o que é mais inovador;
- Possibilita a criação de obras voltadas essencialmente para a própria arte, sem estarem presas a entidades governamentais ou religiosas;
- Constante procura pelo novo, pela originalidade a cada criação;
- A utilização das modernas tecnologias;
- Apresenta subjetividade e maior liberdade criadora;
- Mistura diversos estilos artísticos
- Usa materiais variados;
- Percebe-se a arte mais unida à realidade e à vida;
- Maior interação entre a cobra e espectador;
- Emprega meios mais mecânicos para reprodução do trabalho artístico. Por exemplo: a fotografia ganha força e a impressão tipográfica se torna uma aliada na reprodução de imagens.
- Utiliza qualquer tipo de material e técnica nas criações. Exemplo:
Picasso foi um importante colaborador no que diz respeito à inovação de materiais criativos na Arte contemporânea. Ele introduziu a técnica de colagem em suas pinturas, usando materiais como jornais e revistas.
As criações de colagem de Picasso aconteceram naturalmente como uma evolução do cubismo. A partir de 1912 iniciou um trabalho com colagens. Usava papéis, jornais, embalagens de cigarro e tecidos, em suas telas.

Guitarra – Pablo Picasso
Movimentos Artísticos ligados à Arte Contemporânea
Como já citado acima, a Arte Contemporânea nasceu da junção de diferentes expressões, manifestações e movimentos artísticos. Entre os mais marcantes estão:
- Action Painting
- Arte Cinética
- Arte Conceitual
- Arte Povera
- Body Art
- Expressionismo Abstrato
- Hiper realismo
- Land Art
- Minimalismo
- Neoconcretismo
- Op Art
- Pop Art
- Street Art
Alguns artistas representantes da Arte Contemporânea:
- Grant Wood. (Sua obra “O Gótico Americano” é considerada o marco da arte Contemporânea)
- Romero Britto, Lygia Clark
- Ferreira Gullar
- Cildo Meirelles
- Willys de Castro
- Aluisio Carvão,
- Richard Serra
- Rebeca Horn
- Marina Abramovic
- Robert Smithson,
- Arthur Dove
- Charles Demuth, entre outros.
A Arte Contemporânea vem se estendendo até os dias de hoje. É também denominada Arte Pós – modernista e Arte pós – guerra. Em sua diversidade caracteriza a inquietude do homem atual em sua busca pelo novo, pelo original e único.
Fonte da imagem: https://ofizine.wordpress.com/tag/tassinari/