0

Arte Grega – Resumo das Características na História da Arte

A Arte Grega é constituída pelo conjunto de todas as artes que compuseram o cenário da Grécia Antiga. A Pintura, Arquitetura, Escultura, as Artes cênicas, a Literatura. Com perfeição e harmonia, os gregos antigos souberam retratar através de sua arte o seu cotidiano.

Com suas obras eles deixaram um grande legado histórico. Enquanto a arquitetura e escultura nos revelam sua religiosidade mitológica, a pintura e artes cênicas nos contam sua história através de belas impressões de seu cotidiano. Para entender cada particularidade da arte grega é preciso detalhar alguns pontos.

Arte Grega na Escultura

Nas imagens que esculpiam, os gregos buscavam a perfeição completa. Veias, músculos e nervos eram ressaltados nas estátuas com o objetivo de retratarem o real da figura humana em toda sua essência.

A escultura era representada por ícones religiosos. Este povo usava esta arte para representar Deuses e Deusas de suas crenças. Sua inspiração eram os temas religiosos. A matéria-prima era o mármore. As brancas figuras da Grécia são até hoje magníficos símbolos representativos da sua mitologia e religiosidade.

escultura-arte-grega

Algumas características da escultura grega são muito relevantes e devem ser ressaltadas:

  • Realismo- As esculturas eram muito realistas, pois os artistas gregos eram exímios em representar o real ao máximo. Por este motivo quando se admira uma escultura grega, são notados detalhes perfeitos do corpo humano. Inclusive expressões que denotam os sentimentos.
  • Temática: Essencialmente religiosa, com representação de Deuses e Deusas, além de atividades esportivas relacionadas principalmente às Olimpíadas. Também muito comum era representarem sua rotina diária.

 

Arte Grega na Pintura

Os gregos tinham o hábito de pintar em vasos e paredes dos templos e dos palacetes. Especialmente comum era a pintura em vasos. Estes eram de cerâmica e a princípio não serviam como objetos apenas decorativos. Eram utensílios da rotina doméstica. As imagens retratavam preferencialmente partes do cotidiano, as batalhas, a mitologia e a religião.

  • Principais Artistas: Sófilos Exéquias, Clítias

caracteristicas-da-pintura-arte-grega

 

Arquitetura Grega

Na arquitetura, os gregos se destacaram por suas grandes construções.  O Dórico, o Jônico e o Coríntio eram os estilos que os inspiravam. Os templos são as construções mais famosas. Eram construídos com o objetivo de resguardar as esculturas dos Deuses das intempéries do tempo.

arquitetura-grega-arte-na-grecia

Ficaram na história como símbolos da engenharia arquitetônica grega. Bom exemplo é a Acrópole. Situada na parte mais alta da cidade de Atenas. Representa com suas edificações a riqueza desta terra no auge de seu poder.

Os gregos utilizavam materiais como: mármore, calcário, pedras, madeira. Suas obras já naquela época eram realizadas à base de cálculos matemáticos e geométricos. Além disso, trabalhavam com proporções, simetrias e perspectivas.

  • Alguns exemplos da grandiosidade da arquitetura grega:

Acrópole de Atenas, Templo de Ártemis, Farol de Alexandria, Parthenon.

  • Principais Artistas: Ictinos, Calícrates e Fídeas, entre outros.

 

Teatro- Artes Cênicas

O que impulsionou as artes teatrais foi a necessidade de honrar os Deuses. As festas em homenagem a estes foram as primeiras formas de organização teatral.

Um exemplo que pode ser citado é o “Culto a Dionísio”. Nestes eventos a arte teatral teve início. Foram as festas dedicadas ao Deus Dionísio que deram origem à Comédia e a Tragédia gregas.

  • Principais Artistas: Pratinas, Phrynichus e Choerilus.

 

A Literatura Grega

Os gregos nos deixaram um grande legado com sua arte literária.  Foram os pioneiros na literatura europeia. Sua contribuição tornou-se tão significativa que definiu alicerces para diversos gêneros. Sua cooperação associada aos clássicos latinos e absorvida pelos romanos, compôs padrões que serviram de moldes para a literatura ocidental.

A arte grega influenciou a arte romana. A habilidade grega era admirada por este povo que passou a imitá-la em muitos pontos. No entanto, a influência foi recíproca, pois os gregos também deixaram-se fascinar pelo povo de Roma.

Leia isso também:

arteweb

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *