0

Barroco – Características da Arte Barroca – História da Arte

Saiba mais sobre o Barroco. Veja como surgiu. Saiba sobre o Barroco na Europa e no Brasil. Conheça artistas do período.

O Barroco nasceu na Itália, no início do século XVII, quando findava o Renascimento. Revelou-se como tendência artística que influenciou primeiramente as artes plásticas. Depois foi estendendo-se por outras áreas, como a literatura, a música e o teatro. Outros países da Europa também foram influenciados por este estilo.

Não ficou limitado à Itália, disseminou-se pela Espanha, França, Holanda, Bélgica. Através de artistas que visitavam a Europa, acabou por chegar até a América Latina. Fez-se presente na história da arte até o século XVIII.

arte-barroca- Caravaggio

Caravaggio

Barroco: Como surgiu

Apesar do processo de Reforma Religiosa que aconteceu no século XVI, ter dividido a igreja em católicos e protestantes, a igreja Católica ainda influenciava a religião, a economia e a política dos países europeus. Mas, estava perdendo cada vez mais espaço e autoridade. Como resposta, iniciou então, o movimento Contrarreforma, na tentativa de tentar deter a expansão protestante.

Instalava-se uma fase de contraste entre a espiritualidade advinda da Idade Média e o racionalismo antropocêntrico do Período renascentista. Neste contexto e em meio a esta dualidade conflitante é que nasce a arte Barroca.

O termo “Barroco”

O termo “Barroco” tem um sentido que tem tudo a ver com as características daquilo que representa. Significa “pérola deformada ou irregular”. A palavra “irregular” representa bem a situação vivida pela sociedade da época.

Barroco significa “pérola deformada ou irregular”

 

O homem encontrava-se em uma contradição conflituosa que ora pesava para o lado do materialismo, sensualidade e paganismo do Renascimento e ora pendia para o retorno da religiosidade reavivada pela Contra Reforma.

Por isto o estilo barroco é considerado como uma arte indisciplinada, pois expressa o espírito de contradição, de dualidade ou irregularidade vivido naquele momento.

Barroco: Alguns Aspectos

A pintura e escultura barrocas apresentam aspectos rebuscados, são cheias de detalhes e representam emoções do homem e de sua vida. Os monarcas e o clero são os patrocinadores dos artistas barrocos. Ao final do século XVIII, o barroco passa a ser denominado de Rococó. Nesta fase, juntam-se às características já presentes, curvas e detalhes decorativos como folhas, flores e ramos.

O Barroco na Europa: Características

O barroco europeu apresenta particularidades que fazem evidenciar as cores. Além disso proporcionam a valorização da sombra e da luz, para destacar os contrastes.

Nas obras nota-se frequentemente, o trabalho com temas mitológicos, cenas bíblicas e que contam a história da humanidade. Há também trabalhos com representação da vida dos nobres e revelando o dia a dia da burguesia.

Alguns artistas dedicaram-se a decoração de igrejas e trabalharam com pinturas e esculturas em que aplicaram a perspectiva. Também era comum nas esculturas o uso da cor dourada.

A emoção das faces barrocas

As esculturas criadas com a tendência barroca são marcadas por uma expressividade que denota emoção. Muitos interpretam estes rostos como feições que revelam sofrimento. Por isto, as faces das esculturas barrocas são reconhecidas como figuras marcadas pela emotividade.

Alguns artistas renomados do Barroco:

Velásquez na Espanha, Caravaggio na Itália, Van Dyck e Frans Hals – na Bélgica, Rembrandt e Vermeer na Holanda e Peter Paul Rubens- pintor flamengo.

Barroco no Brasil                  

barroco-anjos-aleijadinho

Aleijadinho

                                                                     

No Brasil, o Barroco baseou-se primeiramente em Portugal, mas logo assumiu suas próprias características. A arte barroca teve grande peso na arte brasileira.

As cidades de Minas Gerais foram palco da produção no Brasil, por ocasião do chamado século de ouro (século XVIII)

Alguns dos artistas que mais se destacaram com este estilo em nosso país foram:

Antônio Francisco de Lisboa – O Aleijadinho.

Suas obras feitas em pedra sabão, até hoje encantam a todos. Exploram essencialmente o caráter religioso. Algumas mais famosas são: Os Passos da Paixão, Os Doze Profetas, em Congonhas do campo, Minas Gerais – Igreja de Bom Jesus de Matozinhos.

Na literatura, temos o poeta barroco –  Gregório de Matos Guerra – Chamado de “Boca do Inferno”. E Padre Antônio Vieira, que ganhou fama com seus sermões.

O Barroco é a manifestação das contradições e dos conflitos vividos nesta época. É tendência artística que permaneceu até o final do século XVIII. Deixou-nos grandes e significativas obras. Hoje é considerado no âmbito da Literatura, como uma escola literária.

Continue lendo sobre a História da Arte

Leia isso também:

arteweb

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *