0

Renascimento Cultural – Características da Arte Renascentista – O que foi?

Para saber sobre o Renascimento, experimente navegar pelo texto, descubra como começou. Que mudanças ocorreram. Compare com a Idade Média, veja exemplos.

Renascimento foi um período intermediário, que serviu de transição entre a idade média e a idade moderna. Foi também chamado de Renascentismo ou Renascença. Teve início na Itália e disseminou-se por toda a Europa.

 

História – O que foi o Renascimento?

capela-sistina-renascimento

Renascimento surgiu na Itália no século XIV. Difundiu-se pela Europa a partir do século XV. Este período foi surpreendido por grandes acontecimentos. A arte, a cultura, a Ciência, Economia e Política avançavam trazendo ao Ocidente, inovações, novas formas de agir e de pensar. Tal desenvolvimento deixou para trás ideias e posturas da idade Média. Estas mudanças abriram caminho para um novo tempo. Tempo de inovar e de renascer.

Diversos acontecimentos fizeram brotar um sentimento de humanidade, onde tudo se voltava para o homem. A ação da igreja católica que predominava nos tempos medievais, foi enfraquecida, deixando em segundo plano a visão teocêntrica. Diversos acontecimentos concorreram para esta mudança.

Era um novo tempo. Iniciava-se a época das grandes navegações. O comércio expandia-se, aumentavam as atividades culturais. Tantas mudanças provocaram uma diferente postura no Ocidente. No princípio, apenas uma elite intelectualista assumiu este sentimento humanista. Porém, pouco a pouco todo o Ocidente sofria esta influência que modificou concepções do social, da cultura e da religião.

Renascimento: As mudanças

Entre o período Renascentista e Medieval, muitas diferenças se estabeleceram. Em todos os aspectos ocorreram modificações. Principalmente no campo das artes. No entanto um ponto crucial, que tornou-se principal característica do Renascimento foi a elevação do antropocentrismo, em detrimento do teocentrismo.  A partir daí, muita coisa mudou.

Compare:

tabela-renascimento

Arte Renascentista

Enquanto período de grandes mudanças, influenciou a arte em todas as suas formas de expressão. Assim a arquitetura, a literatura, a arte de esculpir e especialmente a pintura sofreram alterações sob a influência do Renascimento. O homem valorizado em sua individualidade transportou para a arte esta essência.

Pintura Renascentista

Monalisa – Leonardo da Vinci

A pintura inovou libertando-se da padronização anteriormente influenciada pela igreja Católica. As obras passaram a retratar formas humanas reais, exibindo a sensualidade e a beleza dos corpos.

Obras famosas do Renascimento:

  • Monalisa – Leonardo da Vinci – Museu do Louvre- Paris- França
  • O banquete de Casamento Sandro Botticelli- Museu do Prado – Madrid – Espanha.
  • Pinturas no teto da capela Sistina – Michelangelo Di Lodovico- Itália
  • Escultura

Esta arte também colocou em evidência o humano. As esculturas ganharam equilíbrio nas expressões corporais, nos traços proporcionais e com expressões faciais mais próximas da realidade.

arte-renascentista-Sandro-Botticelli

Renascimento e Ciência

No campo científico houve grandes ganhos para a humanidade. A mudança mais surpreendente foi quanto à teoria geocêntrica que afirmava que a Terra era o centro do universo. Esta teoria era defendida pela Igreja Católica.

Afirmava que a Terra mantinha-se no centro do universo, imóvel enquanto outros corpos celestes, inclusive o Sol girava em seu torno. Nicolau Copérnico questionou tal teoria e apresentou o Heliocentrismo, que defendia a tese de que o sol é que era o centro do universo. E a Terra girava em torno dele. A partir de Copérnico outros grandes estudiosos foram influenciados.

 Nomes científicos muito importantes da época, além de Copérnico, foram:

Galileu Galilei, Leonardo da Vinci, Isaac Newton, entre outros.

Leonardo da Vinci- foi grande contribuidor. Idealizou objetos como: paraquedas, asa-delta, aparelhos para escavação, etc.

galileu

Galileu Galilei

Outros nomes importantes do período Renascentista:

  • Donato Bramante – Arquiteto- Principal obra: Basílica de São Pedro – Vaticano
  • Michel de Montaigne- Escritor
  • Nicolau Maquiavel – Historiador – obra principal: O Príncipe
  • William Shakespeare – Escritor – Principal obra: Romeu e Julieta.

Renascimento foi importante período de transição entre as idades Média e Moderna. Revelou-se como tempo de descobertas científicas, inovação na arte, e em outros aspectos.

 

 

 

Leia isso também:

arteweb

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *