Arte Popular Brasileira – História da Arte – O que é?


A Arte Popular se configura como forma de expressividade de artistas do povo. É constituída por artefatos, peças artísticas e escritos produzidos por pessoas, as quais não se atribui nenhum conhecimento acadêmico ou letrado.

Artistas populares nunca frequentaram nenhuma faculdade de arte ou instituição que pudesse lhes certificar ou especializar. São simples representantes do povo, que possuem uma habilidade ou dom e o desenvolveram.

Esta arte se traduz em uma rica diversidade de valorosas e belas obras, oriundas das mãos de gente simplória que não teve nenhum ensinamento ou orientação para executarem o trabalho artístico.



arte-popular-brasileira

Adalton

Arte Popular: Tipos de Produção

Diversos tipos de produção são feitos por estes artesãos. Entre estes estão a pintura, as esculturas, literatura, etc. Eles não realizam suas obras na condição de profissionais. Elas são criadas nos dias de folga, nos intervalos dos trabalhos, e até mesmo nos momentos do lazer.

Eles são dedicados e amam sua arte. Porém, nem sempre, esta constitui seu ganha-pão, pois os trabalhos que conseguem vender para feiras, pequenas lojas e raros compradores, não é suficiente para seu sustento.



Artistas Populares Brasileiros

Para criar suas obras os artistas populares baseiam-se nos hábitos, mitos da região, folclore e na cultura do lugar. Transferem para suas obras todos os seus sentimentos, valores e até mesmo as dificuldades. Talvez seja este fato que faz com que sejam tão significativas e de considerada importância estética.

No Brasil muitos destes talentos vindos do povo, tornaram-se famosos representantes da arte. Um deles é Antônio Francisco Lisboa, conhecido pelo codinome “Aleijadinho”. Ele é era um típico representante do povo. Sua obra é de grande beleza e reconhecida excelência e passeia do Barroco ao popular.

Um pouco deste Artista Popular Brasileiro

Aleijadinho foi um homem simples e pobre, filho de escrava. Tinha educação primária. Começou a esculpir em criança e foi aos poucos aprendendo sua profissão. Seu primeiro instrutor foi o pai, que ensinou-lhe a arte de esculpir.  Mas, continuou seu aprendizado pela vida, com entalhadores escultores e desenhistas da época, com os quais tinha contato. Aperfeiçoou de tal forma seu trabalho que foi capaz de criar esculturas completamente perfeitas, que surpreende e extasia quem as vê.



popular-12-profetas

Deixou grande patrimônio. Os trabalhos mais famosos são: Os 12 Profetas, feitos em pedra-sabão e O santuário de Bom Jesus de Matozinhos, constituído por 66 imagens em madeira de cedro.

Os magníficos e surpreendentes trabalhos deste grande escultor que nunca, nem ao menos sonhou pôr os pés em uma escola de arte, podem ser vistos em várias cidades de Minas Gerais. Constituem um verdadeiro tesouro artístico e cultural, que hoje faz parte da história do Brasil.

O Brasil é repleto de Arte Popular

A Arte Popular de Mestre Vitalino

A Arte Popular de Mestre Vitalino

Outros artistas populares do Brasil são: Mestre Vitalino, Zé Caboclo de Caruaru, Heitor dos Prazeres do Rio de Janeiro, Severino de Iracunhaem, Manezinho Araújo de Pernambuco, Cizin do Ceará, Maria Auxiliadora da Silva de São Paulo. Mas existem muitos outros. Cada qual com sua especialidade, retrata em suas obras um tantinho de cada brasileiro.

São santinhos, cangaceiros, esculturas do Padre Cícero, baianas, bonecas, animais, pinturas. A maioria se volta para os temas religiosos. A arte sacra é retratada frequentemente por eles. Mas há também as expressões regionais e as que homenageiam as tradições da terra.

Arte Popular X Artesanato

Muitos estudiosos discutem a questão da diferença entre artesanato e arte popular. Muitos dizem que há, sim, diferença entre as duas atividades. Esclarecem que a arte popular necessita de espírito criativo, cheio de inspiração. Coisa que pode faltar ao artesão, que pode simplesmente reproduzir.

Segundo estes, enquanto o artesanato é trabalhado no campo do concreto, da reprodução e da matéria. O artista entra pela abstração. Uma pequena diferença se é que realmente existe. No entanto, a verdade é que ambos precisam de talento e de sensibilidade. Nos dois casos, não há como criar sem possuir um especial dom para tal.

A Arte popular teve suas primeiras manifestações na Antiga Roma. E hoje representa uma parte do patrimônio cultural dos países. É parte da construção da identidade de um povo. Apresenta ao mundo sua cultura, suas crenças e mitos.