Barroco Brasileiro – Resumo: Características e Artistas da Arte no Brasil


mestre-valentim-barroco-no-brasil

Mestre Valentim

O Barroco Brasileiro dominou como estilo artístico no decurso do período colonial. A princípio servia mais à igreja e permanecia mais como arte sacra. Originou-se da mesma tendência artística barroca, que teve suas origens na Itália, no século XVII.



O estilo Barroco influenciou no início as artes plásticas, somente depois infundiu-se em outras manifestações artísticas como a música, teatro, literatura.

Entrou na América através de artistas que viajavam para a Europa e acabaram trazendo-o e introduzindo-o neste continente.  No Brasil sua história começa por intermédio dos jesuítas que o introduziram por ocasião de sua obra catequista.

Isto quer dizer que no princípio, era visto mais como instrumento de educação, que servia para ensinar a religião católica do que como arte, propriamente dita.

A História do Barroco Brasileiro

No começo o Barroco Brasileiro apresentava-se apenas como instrumento de doutrinação cristã. Era conhecido através de poesias e sermões do Padre Antônio Vieira.  Nesta época não havia no Brasil uma consciência literária.



O país estava ainda em formação e ainda não havia um público leitor que pudesse usufruir da literatura. Tudo acontecia por intermédio dos missionários católicos e por isto a influência do Barroco de Portugal era muito grande.

A expansão do estilo foi, portanto acontecendo devagar. Expandiu-se pela Bahia, ainda por meio dos jesuítas, que trabalhavam com o intuito de ensinar a religião e mostrar o caminho para a moral e para uma vida menos libertina.

Por tudo isto, não formou-se aqui um movimento propriamente dito, considera-se neste período apenas poucos autores brasileiros com características barrocas, que sofriam influência do barroco estrangeiro (espanhol e português).






O destaque para este período fica por conta do poema épico, de Bento Teixeira “Prosopopéia”, marco do Barroco Brasileiro, publicado em 1601. Entram também como pioneiros da literatura barroca brasileira, os escritos de Padre Antônio Vieira e a poesia de Gregório de Mattos. Para exemplificar estão transcritos abaixo trechos de Prosopopeia.

I

“Cantem poetas o poder romano

[…]nações ao jugo duro

O Mantuano pinte o rei troiano

Descendo à confusão do reino escuro     

Que eu canto um Albuquerque soberano,                      

[…]        

Cujo valor[…]             

Pode estancar a Lácia e Grega lira.                     

II

As Délficas irmãs chamar não quero,                  

Que tal invocação é vão estudo;   

A vida que se espera em fim de tudo.                  

Trecho retirado de Biblioteca Virtual Miguel Cervantes / http://www.cervantesvirtual.com/


Características do Barroco no Brasil

ataide-barroco-brasileiro

Ascensão de Cristo, Matriz de Santo Antônio em Santa Bárbara – Por Mestre Ataíde



 

  • O Barroco usava a ideologia da contrarreforma para tentar convencer, converter e catequizar o povo através das obras de arte. As criações artísticas tinham objetivo de ensinar valores religiosos.
  • Também tem como característica a contraposição entre teocentrismo e antropocentrismo. Ressalta a oposição entre céu e inferno;
  • Apresenta conflito entre a ética cristã e os valores renascentistas.
  • Demonstra a incerteza e a fragilidade humanas, se apresentando de forma tumultuosa.
  • Há presença de riqueza de detalhes, especialmente na pintura, arquitetura e escultura. A linguagem usada na literatura é rebuscada;
  • Observa-se presença de Cultismo, emprego de palavras rebuscadas, linguagem culta, extravagante, com emprego assíduo de figuras de linguagem;
  • Percebe-se o conceptismo retratado em jogo de ideias, conceitos e retórica. Ocorre na prosa.
  • Demonstra constante divergência e conflito entre corpo e alma.
  • Apresenta questões conflitantes sobre a passagem do tempo: Questionamento entre aproveitar a vida efêmera ou aguardar a plenitude da eternidade.

Representantes do Barroco Brasileiro

O mais importante artista do Barroco Brasileiro foi Aleijadinho. Escultor e arquiteto mineiro, cujo nome era Antônio Francisco de Lisboa. Deixou um legado magnífico, composto por inúmeras obras.  Suas esculturas, são em sua maioria com temas religiosos. Usava para sua criação pedra-sabão e madeira. Algumas de suas obras são: Os doze Profetas e Os Passos da Paixão.

aleijadinho

Obra de Aleijadinho

 

Também se sobressaíram no Barroco do Brasil:

  • Manuel da costa Ataíde- pintor mineiro
  • Mestre Valentim – escultor carioca
  • Gregório de Matos –Popularmente chamado de Bica do Inferno – Na literatura (Foi o mais importante poeta do barroco no Brasil)
  • Padre Antônio Vieira – sobressaiu-se através de seus “Sermões”

A presença do barroco é marcante nos Estados de Minas Gerais e Bahia.

O Barroco Brasileiro está muito presente na arquitetura e principalmente no interior das igrejas, onde pinturas e esculturas mostram claramente a presença do estilo.