0

Arte Egípcia – Pintura, Esculturas e Arquitetura – História da Arte


 

A Arte Egípcia sempre manteve uma estreita ligação com a religiosidade. Toda forma artística ali desenvolvida foi em função dos deuses e à serviço dos faraós. Desta forma, esculturas, pinturas, monumentos e arquitetura, de certa forma estavam relacionados às suas crenças religiosas.



A Arte Egípcia compõe –se de tudo que foi criado por esta civilização ao longo dos anos e que represente significativa expressão artística deste povo.

Constitui um rico legado de obras que surpreende a humanidade. Destacaram-se especialmente na arquitetura, que sobressaiu-se como sua arte principal. A pintura e escultura, mostraram-se também notáveis, porém não suplantaram a arquitetura.

Arte Egípcia: Pintura

pintura-arte-egipcia

A pintura egípcia guarda uma interessante característica. Eles tinham um jeito especial e único de retratar a figura humana. O rosto sempre de perfil, os olhos e o tronco de frente e pernas e pés de perfil. Durante milênios conservaram a mesma técnica e a mesma forma expressiva.



Nos desenhos não faziam uso do claro e do escuro. Esta maneira de pintar desfavorece a percepção de volume, e impossibilita a perspectiva. Por isto seus desenhos não passam a noção de espaço e profundidade.

Textos em escrita hieróglifo acompanham as gravuras. Utilizavam como matéria-prima pós minerais e substâncias orgânicas obtidas na natureza. As pinturas, em sua maioria, eram feitas tendo por base a religião e demonstravam a crença nos deuses e a vida após a morte. Retratavam também o cotidiano dos faraós.

Esculturas Egípcias

nefertiti-escultura-arte-egipcia






Muitas de suas estátuas eram criadas para representação religiosa. Criavam imagens simbolizando seus deuses e deusas. Por isto, eram encaradas menos como obras artísticas e mais como divindades.

Era com sentimentos religiosos que eles admiravam suas esculturas sagradas.

Era comum esculpirem figuras em ouro, para serem postas nas tumbas de faraós. Era um povo que conhecia bem as técnicas para desenvolver o trabalho artístico utilizando este metal precioso.



Também usavam o ouro para a criação de máscaras que cobriam a face dos mortos. Estas máscaras mortuárias eram colocadas no rosto da pessoa mumificada como proteção.

Na escultura ao lado, Nefertiti.

 

Arte Egípcia – Arquitetura

piramides-do-egito-arquitetura

A arquitetura é a arte nacional no Egito. É composta por obras que impressionam o mundo, por sua majestosa imponência. Suas pirâmides, seus templos e palácios são alvo da atenção mundial. As pirâmides eram construídas com blocos de pedra, transportadas por escravos. Demonstravam o poder do faraó.

É impressionante como estas obras arquitetônicas sobrevivem até hoje. Muitos historiadores sugerem que os egípcios eram auxiliados pela Matemática, ciência que conheciam e dominavam. Assim, planejavam a construção destas obras de arte, depois de se debruçarem sobre fórmulas, que resultavam de intensos estudos matemáticos e geométricos.

Calculavam até mesmo o corte perfeito dos blocos de pedra, para que se encaixassem perfeitamente. Os lados de cada bloco eram calculados, desenhados e construídos simetricamente. Conforme alguns estudiosos este é um dos motivos pelo qual estão preservadas até hoje.

As pirâmides eram construídas com um objetivo, o de perpetuarem a morada dos faraós. Elas eram, portanto, sua segunda casa. Em seu interior eram postos todos os bens pertencentes a estes reis. Ouro, prata, preciosidades, joias, para que eles pudessem usufruir de tudo quando voltassem à vida. A crença na ressurreição após a morte sustentava este costume.

Além disso, nas paredes eram registrados em hieróglifos os feitos daquele faraó, para que os deuses tomassem conhecimento de sua vida e suas realizações

Do Egito Para O Mundo

Entre as obras mais famosas desta civilização estão as Pirâmides de Gizé e A famosa Esfinge.

A construída por Queóps. É a mais admirada do mundo.

A Pirâmide de Quéfren –  menor que a de Queóps. Fica situada ao lado desta.

A Pirâmide de Miquerinos– A mais bela de todas.

Esfinge de Gizé – Uma imensa cara humana em um corpo de leão. Com 20 metros de altura e 57 de comprimento. Maravilhoso exemplo de arte talhada na rocha.

A Arte Egípcia até hoje possui detalhes inexplicáveis, especialmente as pirâmides. Muito se discute sobre como foram construídas. São obras de arte sem igual, são o legado do Egito para o mundo.





arteweb

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + dezessete =