0

Arte Gótica – Arquitetura, Pinturas, Esculturas e Catedrais


Arte Gótica é um estilo artístico chamado também de Arte das Catedrais. Teve início como estilo arquitetônico.  Surgiu na França, no decorrer do período chamado de Baixa Idade Média.  Expandiu-se pela Europa.

Este estilo teve seu começo na área da arquitetura. Surgiu primeiramente na construção de catedrais, e se fez arte através da arquitetura, em sintonia com a religião. Desta forma, tornou-se fundamento básico e ponto de partida para o desenvolvimento estético da época.



 

Arte Gótica: Novas técnicas de construção

Catedral de Naumburg

Catedral de Naumburg

Sendo assim, o estilo gótico inovou a arte da construção, exibindo algumas diferenças que vieram para otimizar o que já existia. Alguns pontos das edificações sofreram alterações que possibilitaram benefícios como:

  • Ampliação da altura das catedrais

Este benefício foi possível devido à inovação de técnica que favoreceu a criação de arcos em formas de ogiva. Foram aplicados novos procedimentos que facilitaram a ampliação da altura das catedrais.



As formas, assim, mais verticalizadas apontavam para o céu, servindo para simbolizar o direcionamento para Deus. Esta preocupação é mais uma prova da sintonia desta arte com a religião cristã.

  • Maior luminosidade no interior das igrejas

Este benefício foi possível devido ao aumento dos vãos.

  • Maior beleza com janelas mais trabalhadas e com vitrais

Desta forma exibiam toda delicadeza dos detalhes.






  • Novas técnicas para a construção dos arcos de sustentação.

Este avanço possibilitou a construção de naves em forma ogival.

 

Arte Gótica x Arte Românica e Arquitetura

Percebemos o quanto a arquitetura deixou-se influenciar por este novo estilo artístico. Algumas diferenças se fazem notar entre o Românico e o Gótico.



Ao contrário da arte arquitetônica românica, que evidenciava os arcos de volta ideal e abóbodas de arestas, o estilo gótico revela edificações com estruturas mais leves.

Observe as diferenças e similaridades entre estes estilos:

tabela-diferenca-arte-gotica-e-arte-romanica

Saiba mais sobre a arte Românica.


Arte Gótica: De onde surgiu o nome

O primeiro a se referir a este estilo como gótico foi Giorgi Vasari, pintor e arquiteto italiano, considerado o fundador da história da Arte. Ele considerava que o estilo representava algo obscuro, negativo e bárbaro.

Para ele o gótico significava o contrário da perfeição, principalmente na área da arquitetura. Por isto, relacionou esta arte ao povo Godo, que foi responsável por semear a destruição na Roma Antiga em 410.

O termo Gótico, impregnado de conotação pejorativa e significando estilo de vândalos e bárbaros, passa a denominar esta arte. Somente no século XVIII, esta conotação pejorativa é superada e nova perspectiva se abre sobre a arte Gótica.

 

Arte Gótica: Escultura

Catedral-de-Chartres-arquitetura-gotica

A Catedral de Chartres, em Paris, França, foi o local onde foram criadas às primeiras esculturas góticas. A princípio eram bastante estilizadas, ressalvando-se apenas os rostos, que apresentavam aspecto mais natural e mais humano.

Porém, aos poucos, esta expressividade dada aos rostos foi aperfeiçoando as figuras. Desta forma, o estilo avançou, aproximando-se cada vez mais da realidade. Sendo assim, um caráter mais naturalista foi adotado na representação das faces, na retratação do corpo humano e na representação da natureza.

Nas construções a escultura se juntava à arquitetura, valorizando os portais e colunas. As igrejas eram ornamentadas com uma arte que retratava em pedra os diversos aspectos da vida.

Algumas obras se destacaram na Escultura gótica, entre elas podemos citar: O Cavaleiro – Na Catedral de Bamberg, A Nobre Uta – Na Catedral de Naumburg, Ekkehard II e Uta von Meissen na Catedral de Naumburg

 

Pintura Gótica

arte-gotica-giotto

Giotto

A característica que mais se sobressai na pintura estilo gótico é a busca do real na criação dos trabalhos. Um dos pintores que pode exemplificar esta procura pelo realismo é Giotto di Bondone.

O que caracterizava suas obras era a semelhança com pessoas comuns, que se percebia nos santos que pintava.  As figuras presentes em seus trabalhos apresentavam aparência simples e natural. Ou seja, os santos que retratava tinham ar de homens comuns.

O holandês Jan Van Eyck, pintor de grande destaque na arte da pintura gótica, também soube registrar muito valorosamente os aspectos da vida. Apresentava em seus trabalhos aspectos da sociedade burguesa e do cotidiano urbano. Em sua obra nota-se a preocupação com a perspectiva e representação de detalhes.

 A Arte gótica surgiu para opor-se à severidade da Arte Românica. Ela vem contar apenas um capítulo da história da arte ocidental.  Ao final do século XV, o gótico vai sendo pouco a pouco absorvido pela renovação da arte desenvolvida no Renascimento.

Continue Lendo sobre a História da Arte

 

 





arteweb

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco + nove =